Skip to content

Por uma blogsfera sem regras!

05/13/2010

Depois do post de ontem no De Chanel na Laje (confiram, é ótimo!) a polêmica envolvendo mais uma vez os blogs de moda veio à tona e como de costume, muitas pessoas expressaram sua opinião sobre o assunto, e dessa vez resolvi manifestar aqui no blog e não só nos comentários de outros blogs a minha opinião.

Pra quem não viu o post, a Fernanda, uma leitora do DCNL comentou sobre sua indignação com os blogs de moda que existem. Ela procura um blog de moda, que a informe sobre moda, sem tendências, palavras em inglês, erros de português, indicação de produtos pra comprar, que não seja fútil, que quem escreva não seja idiota. E por aí vai…

Sinceramente? Sugiro à ela que faça um blog dessa maneira. Gandhi já dizia: “Seja a mudança que você quer ver no mundo.” Simples né? Ao invés de jogar pedra no telhado do vizinho, criticando de forma baixa e sem argumentos um blog e consequentemente, uma pessoa, vá lá e faça melhor! Sinto arrepios de ver críticas como: você é fútil, seu blog é idiota, você se acha, e assim por diante. Quer criticar? Faça críticas CONSTRUTIVAS, com argumentos e sem querer atacar a pessoa. Critique querendo ajudar, e não magoar.

Outro ponto: ser fútil é algo extremamente diferente de gostar de moda, falar de tendências e maquiagens. De acordo com vários dicionários da Língua Portuguesa, fútil quer dizer: coisa de pouca importância, de pouco valor, ninharia. Para mim, moda, maquiagens e afins são algo importante na minha vida, do meu interesse, portanto, não fúteis. Isso é extremamente relativo. O que pra mim é fútil, pra você não é. Então, nunca acuse uma pessoa assim. Se pra você moda e maquiagens são fúteis, porque visitar blogs de moda? Vá pra um blog de economia!

Utilizar palavras estrangeiras e erros de português: desde quando utilizar palavras do inglês é errado? Atualmente, em um mundo globalizado, todo mundo fala um pouco sequer ou tem noção de inglês, ele está inserido diariamente na nossa vida, certo? Não vejo problema nenhum. Pior é dizer que isso é errado e comer no Mc Donald’s, ir no Subway, e etc achando que um não tem a ver com o outro. Tudo mostra o inglês e os hábitos americanos inseridos no nosso meio.
Erros de português são super difíceis de se ver em algum blog de moda e tomo o maior cuidado quando escrevo aqui. Mas se escrevi errado, dá um toque, please, que eu arrumo.

A pessoa que escreve é idiota? Como você pode saber? A conhece pessoalmente e bastante pra dizer isso? Tirar conclusões precipitadas e classificar uma pessoa pelo que ela escreve em um blog é algo muuito errado. Não se deve misturar um meio de comunicação como esse com o pessoal.

Falar sobre tendências: tendência não é crime nem droga, é algo que é proposto
como “nova” moda. Por um determinado momento, está ‘em alta’ e por consequência sendo bastante usado, massificado. É uma ‘recriação’ da moda em seus vários ciclos, porque o que é tendência hoje foi à anos atrás e voltará a ser algum dia. Então, porque não falar delas? Dúvido que uma pessoa não use uma única coisa que seja tendência em uma estação, mesmo sem saber que é!

Mostrar itens comprados, looks usados, viagens feitas e indicar coisas para as leitoras é querer se promover como alguém rico e que ganha dinheiro fazendo propagandas: Não é porque as pessoas mostram suas coisas que elas querem se promover e mostrarem seu poder aquisitivo. Gente, eu mesma mostro produtos, roupas e afins aqui no blog que eu gosto e/ou uso simplesmente para ajudar as leitoras! Se eu digo que uso batom pink e você gosta e não tem, provavelmente vai querer saber onde vende, não é? Se de cada produto que mostro aqui ganhasse um real que fosse, estaria rica! Mas não ganho dinheiro com isso, até porque um blog é pra ser algo sem pretenções. O sucesso é consequência.

E para finalizar, um resumo de tudo isso: um blog é um local onde o autor escreve as coisas que gosta, do seu jeito, com liberdade de expressão. Um lugar sem pretenções, sem obrigações e SEM REGRAS! Se fosse pra existirem regras ao blogar, porque alguém iria querer? Ficaria uniforme, igual e sem personalidade.
Não gostou? Não acesse, tem milhares de outros na internet.
E pare de analisar e levar as coisas tão à sério, né?

#beijomeligaemeseguenotwitter

43 Comentários leave one →
  1. 05/14/2010 0:22

    Não acredito que alguém perde tempo escrevendo críticas estúpidas, ao invés de ir procurar outro blog que traga as informações que ela quer.
    Me parece coisa de gente desocupada que tem tempo suficiente para fazer o blog dos sonhos que ela tanto quer ler.
    Façamos um desafio: que essa pessoa crie o blog dela, do jeitinho dela. Faço questão de visitar e comentar (com muita educação, pode ter certeza, porque se for para insultar alguém, melhor nem escrever nada, concorda?).
    Continue com seu blog maravilhoso Thiara! Eu adoro os posts e quero continuar te seguindo e te acompanhando.
    Beijinhos!

  2. 05/14/2010 0:24

    Ja expressei meus comentarios na laje…
    E assino embaixo…Nao leve tudo tao a serio…
    Enjoy…
    bjos
    Carol

  3. 05/14/2010 1:03

    Olha.. eu li ess texto lá no outro blo, mas nem comentei pq essa história de blog bom blog blá, blog não sei oque.. tá me dando abusinho

    Pra mim vc disse a frase mais certa até agora “Sugiro à ela que faça um blog dessa maneira”.. é tipo isso… não tá gostando do q tem, tenta fazer melhor então…ouxi!

    A internet é um lugar livre para cada um fazer seu espaço, com sua marca, e que os outros tb têm v só o que interessa, então pra q ficar falando mal dos outros?!

    Pq pra mim é bem diferente criticar e falar mal.

    Enfim.. esse assunto é um tédio, mas acho que penso mais ou menos como vc!

    beijinhos mil

  4. 05/14/2010 1:33

    Adorei esse post!! Assino embaixo total!!!

    Crítica construtiva é sempre bem vinda! Agora crítica com a intenção de “machucar” alguém é totalmente sem nexo!

    Falou tudo: “Se pra você moda e maquiagens são fúteis, porque visitar blogs de moda? Vá pra um blog de economia!”

    Sem mais :)!

    Beijos**

  5. 05/14/2010 1:50

    Ameeei seu post… concordo com tudo q vc disse, mostrou bem a minha visão sobre a blogsfera e essas confusões q tem rolado.. Se não gostou, pra q acessar o blog né?!
    Beijos!!

  6. 05/14/2010 2:17

    NOSSA, ADOOOREEEI ! Más é isso mesmo, não gostou faça melhor. E se não interessa ta perdendo seu tempo aqui pra que !? Puta que pariu tem gente que se incomoda com a felicidade, popularidade dos outros. QUE ABSURDO!!! Falar que ta pagando de riquinha… af. Pra você ver que quando uma pessoa é “baixa” ela se põe no seu devido lugar, isso se chama IGNORÂNCIA. Adoreeei seu poost, tee linkeei *—* beeeeijos

  7. 05/14/2010 6:24

    Adoro entender a posição das pessoas, mas eu já falei o que tinha que falar… Bora ser mais felizes? Rs

    Bjocas.

  8. 05/14/2010 8:57

    Assino embaixo, ameeeeeeei o post, o texto e vc leu meus pensamentos e disse aqui tudo o que eu estava pensando quando li esse post no De Chanel…
    Thi, vc arrasou! É isso mesmo, a gente escreve sobre aquilo que gostamos e lê quem quer, quem gosta. Se fulana se acha tão inteligente e superior assim, vá ler sobre política, economia e passar o resto do dia matutando sobre. Isso aqui é pra divertir, desestressar, uma válvula de escape pra quem gosta de moda, pra esquecer um pouco dos problemas do dia a dia.
    Eu sou inteligente, vc é inteligente e nossas leitoras tb, falamos sobre moda todo dia e não ficamos menos inteligentes por conta disso.
    Acho um saco quem tenta ser cool o tempo todo e mostrar pra todo mundo que é super ultra mega inteligente. Ah, pelo amor…
    Ufa! Desabafei… rsrsrs Parabéns pelo post, flor!

  9. 05/14/2010 10:10

    Uma pessoa que se encomoda demais com blogs aleios.. não deveria visitar milhares deles por dia pra saber do que eles se tratam!
    Eu não gosto de economia, politica e muitas outras coisas, e ninguem me vê criticando isso ou lendo sites relacionados. Por tanto.. me deixa a entender, que ela na verdade gosta sim desses sites mas precisa fazer uma critica para se auto-afirmar

  10. 05/14/2010 10:27

    Eu acho o seguinte: não quer ler o blog, não entre.
    Sempre tem gente pra nos criticar, mas que entra e “perde tempo” nos lendo né.
    Concordo com você.
    Beijos!!!

  11. MODALOVERS permalink
    05/14/2010 10:45

    aaai isso é foda né?!

  12. 05/14/2010 11:51

    ninguém merece essa gente hein … ah cara, como você disse, se quer melhor que faça ^^ não aguento gente que reclama e não faz nada sabe? super apoio seu post! só faltava essa agora … ter que seguir regras pra blogar. aiai, lixa’ AUSHAUSHAUSHUS

  13. 05/14/2010 12:10

    acho um absurdo! pq a gnt escreve blogs muitas vezes pra mostrar oq a gnt gosta e conhecer pessoas que compartilhem disso, ou simplismente pra ouvir opniões!!!
    sem se importar com a gramática, e os termos em ingles são impossiveis de não usar! pq a moda começa lah…
    outra se moda eh feita pro publico, seja ele qal for, como abolir as tendências??
    não acredito que seja possivel falar de moda sem usar tendências!!

    eu tbm não vou comentar muito pq vou acabar agredindo verbalmente ela…
    enfim!

    era isso… bjosss

  14. 05/14/2010 12:24

    Quem que falou isso ñ tem discunfiômetro. Se alguém faz um blog é para escrever coisas que o dono do blog gosta e escrever algo errado é humano. Sabia que qd comprei um livro em ESPANHOL estava escrito assim-► BOOK de espanhol tantos reais. Achei super engraçado escrever book ( que é uma palavra inglesa). E alô estamos no século XXI.
    Ah, vc mudou de lay? Faz um tempão que ñ venho aqui. Bjs

  15. 05/14/2010 12:28

    sou da opinião de que na net tem muita porcaria, e cabe a cada um ler o que quer e filtrar o que gosta.
    A net é democratica, livre e dá direito pra qq um escrever o que quer.
    Vc faz isso, eu faço e ela fez tbm.

    Não defendo nenhum lado.
    Apenas acho que todo mundo podia usar mais a “peneira”.

    Bjucas!

    PS: eu gooooosto daqui! =)

  16. 05/14/2010 13:57

    Concordo com você 😀

    Cada um lê o que né.
    Beijos

  17. 05/14/2010 15:08

    assino embaixo flor!
    e um como falar de moda sem tendencia??
    aah sei lá escuto muito até em casa como eu sou futil por causa do meu blog…
    se eles soubesse que as vezes meu dia é de M. e a unica coisa que me faz bem é meu blog e o carinho das amigas que eu fiz por lá…
    adorei flor:*

  18. 05/14/2010 16:02

    estou 100% do seu lado.. um tal de ‘mr fashion’ comentou no meu blog outro dia dizendo basicamente as mesmas coisas…
    odeio, acho ridiculo e gracas a deus ja somos evoluidas o suficiente para termos a liberdade de expressao e tudo que a gente posta e opniao unica. se nao gostou do blog pra que visita nao eh mesmo?!
    enfim, adorei o seu suporte! 🙂
    parabens! xoxo

  19. 05/14/2010 16:13

    Eu simplesmente tenho o meu blog como uma maneira para escrever sobre os assuntos que gosto e que não tenho oportunidade de ficar sempre comentando na minha vida pessoal. Não quero ser única e exclusiva, tbm não espero que os outros seja. Blog não é coisa para ser levado a sério. Sugiro a todas: RELAXEM!

    Adoro a de Chanel na Laje! rsrs

    Beeeeeeeeeeeijos ;*

  20. 05/14/2010 16:25

    Concordo com você!!!!
    Eu tenho um blog pra simplesmente me expressar e dar a minha opinião sobre moda. Não sou a dona da verdade, entra e lê quem quer, não é mesmo??!!
    Curti muito o seu blog vou te linkar!!
    Visite sempre o meu hein!! rsrsrsr Bjocasssss
    http://www.doceamoramoda.blogspot.com

  21. 05/14/2010 17:04

    acredito que na internet não tem como levar tudo a sério. tem gnt que simplismente que gosta de pertubar ;}
    beeijo ;*

  22. 05/14/2010 17:18

    Gostei da sua sugestão para que ela escreva o próprio blog. Resolvido o problema (aliás, problemão, né?) dela!

  23. 05/14/2010 17:23

    Li o post do DCNL e achei desnecessário colocar – mais – este assunto em pauta sabe? Concordo absolutamente com você, Thiara. Eu não concordo com tantas atitudes de alguns blogs/blogueiras e nem por isso fico gongando ninguém. Apenas não acesso mais! Blogueiras do meu coração, vamos parar com esse assunto que já deu né? Cansou a beleza da blogosfera! Quem é apenas leitor dos nossos blogs, garanto que não dá opinião sobre este assunto. Os únicos que colocam mais lenha nesta fogueira são justamente os que estão se queimando: os blogueiros! Ninguém percebeu ainda? O leitor não tá nem aí se a blogueira X acha a blogueira Y uma riquinha metida a besta viajada, o leitor amaaaa as viagens e riqueza da blogueira Y. E essa é a graça. Tem espaço para todos. Só acho que não deveria mais ter espaço para assuntos tão pequenos como este, enquanto tem tanto assunto bom, tanta TENDÊNCIA pra se falar!

  24. 05/14/2010 17:51

    Acho que algumas críticas servem muito e muito do que a Fernanda falou, não tem sentido! E vejo um pouco de esnobismos em alguns blog’s .elas podem esnobar? se podem que continuem a fazer.!!!preocupa com isso não gata! a gente entende o que vc quer passar quando posta algo,e isso te faz feliz? é o que importa então!

  25. 05/14/2010 18:44

    Ela anda arrasandooo

  26. 05/14/2010 19:08

    Isso é muito idiotice! Eu tenho um pensamento muito direto que talvez nem faça tanto sentido: Se moda é algo fútil pra você, da próxima vez que sair de casa saia sem roupa nenhuma! >.<'
    Todo mundo se preocupa com o que está vestindo, é hipocrisia dizer que algo tão comum como moda é fútil e mais, concordo com você: não tá satisfeito? Vai lá e faz melhor! Ninguém merece! :/
    Receber criticas é sempre bom, ajuda a crescer, mas saber criticar é algo que você só pode fazer se souber do que está falando ¬¬
    Gostei do post, muito construtivo ^^'
    Té mais :]
    Bjo ;*

  27. 05/14/2010 20:27

    Thi,

    Eu adorei seu texto….disse muita coisa que eu penso e acredito.

    Sou totalmente contra este bullyng virtual….a melhor opcao e se vc nao gosta do que le, ve, se nao aceita, incomoda ver coisas nos blogs….e simples, vai la no X no canto superior direito e clica nele…pronto!

    Acho pessimo a pessoa perder o tempo deixando certos tipos de comentarios….muita vezes a pessoa nao tem nem a coragem de se mostrar e ainda comenta como anonimo…

    Mas a maxima verdadeira e que cada um escolhe o que quer pra si, e nos escolhemos viver e em paz!

    Deus nos deu o livre arbitrio ne?

    Bjs

  28. 05/14/2010 20:30

    uiaaaaaa já tô até cansada deste assunto. Mas vc tem toda razão.
    ADORARIA ENTRAR NO BLOG DA FERNANDA. O nome seria: O EXPROBAR E FERNANDA? ALGO O TIPO?
    BJOS

  29. 05/14/2010 20:32

    ME DESCULPEM TÔ COM O D DO TECLADO COM PROBLEMAS…

    O EXPROBAR DE FERNANDA, CHIC NÉ?

  30. 05/14/2010 20:32

    Oi querida,
    Também tenho pouquinhas manchas e tals, mas como sou bem branquinha, gosto de passar para dar uma levantada no rosto =D

    Eu vi esse post sim, e só quero dizer que quando um blog é feito por amor, como faço o meu e acredito que você faça o seu (pois eu gosto), não tem porque deixar de escrever o que vem do coração, do jeito que eu falaria para as minhas amigas.
    Beijos.

  31. 05/14/2010 21:35

    Blog de moda sem falar em tendência?
    Não existe, né!?

  32. 05/14/2010 21:52

    A Internet é aberta e isso é bom demais!

  33. 05/14/2010 22:30

    Oi Thiara!

    E isso aí!!
    Assino embaixo!!!

    Beijos,
    http://meumundosobretudo.blogspot.com/

  34. Lili Barbi permalink
    05/14/2010 22:31

    Amiiiga,
    concordo com vc em gênero número e grau…
    Se não gosta de moda,tendencia e tals…vai procurar outra coisa,e para de falar mal…
    uix
    isso eh coisa e quem nao tem o q fazer…

    Não sou tão ligada a moda,mas amoooo seu blog!
    😀

    beijos

  35. Alice Nogueira. permalink
    05/16/2010 12:13

    Tenho que discordar do seu post! 😦
    Eu acho que a garota só expressou sua opinião em um comentário (que a DCNL publicou, a moça nao pediu), ela não citou nomes ou ofendeu certa garota, ela só falou que estava cansada e o que desejava, nao exigiu nada.
    O problema é que as pessoas levam tudo muito ao extremo e foi o que ocorreu nos comentários. Não se pode negar de maneira alguma que alguns blogs de moda/maquiagem/tendência/sei-lá-mais-o-que são extremamente vazios e só refletem a necessidade de atenção de certas donas e que a “futilidade” em questão é o exagero de colocar certas coisas em um pedestal. Aposto que moda é importante pra você, mas bons filmes também devem ser. Tudo deve ser medido e as vezes nem o minimo de intelecto é mostrado nos grandes blogs. Esses blogs tão conhecidos são influenciadores e isso é um fato, essas “it-girls” tem leitoras de 12, 13 anos e por aí vaí, meninas que estão formando opiniões agora e estabelecendo suas prioridades. Daí elas entram no blog que adoram e dão de cara com um post criticando duramente uma celebridade e a xingando porquê não usou a blusa certa.

    Acho que um bom exemplo é o Chata de Galocha, o blog é ótimo e além moda, tendência, look do dia e mostrando produtos, ela também dá dicas de cinema, livros, sites, restaurantes. Acho que tá aí algo que deviam se inspirar.

    Bom, essa é minha opinião. 🙂

  36. 05/16/2010 17:16

    Olá! Obrigada por ter me mandado o link do post no twitter.
    Conforme eu falei no blog, acho que a Fernanda uniu num texto todas as críticas que se fazem aos blogs de moda (bom, ela mesma confirmou que fez isso). Eu até achei que o texto dela era irônico quando li e achei que seria uma boa oportunidade de trocarmos links de blogs – o que aconteceu – assim como achei que o texto dela abriria uma boa discussão – que também aconteceu. O saldo final foi positivo. 🙂
    Beijos!

  37. 05/16/2010 17:18

    Meninas, só não entendi por que razão algumas pessoas que se sentiram ofendidas de alguma forma com o texto da Fernanda fizeram a mesma coisa com ela, ridicularizando tudo que ela escreveu. Acho injusto.
    Como esse papo já deu, fico por aqui.
    Beijos!

  38. 05/16/2010 18:44

    AMEI a sua crítica, disse tudo!!!
    Aff…se não gostou do blog é só fazer uma coisa bem simples, fechar a janela da página =O ¬¬’
    Agora a pessoa que é dona do blog tem que fazer o post só para agradar os outros?! O blog porque incrível que pareça é da pessoa e não de quem visita!
    Até entendo a pessoa não concordar com que tem em um post (já aconteceu algumas vezes de um blog que eu visito sempre e ter algo que o dono do blog postou e eu não concordei), mas como você mesmo disse, que pelo sabia escrever quando for comentar, mas se não gostar do blog como todo (traduzindo, odiar todos os post) é só nunca mais entrar no blog e pronto!

  39. 05/16/2010 22:33

    Apoiadíssima!!!!!!!!!!!!!!

    bjkassss

  40. 05/18/2010 16:50

    Fiz um post sobre esse comentário do DCNL também. Achei tudo super desnecessário algumas coisas que foram colocadas ali, e, assim, foi de uma generalização total não me agradou. Concordo com você, essa frase do Gandhi se encaixa perfeitamente na situação, mas, mesmo assim, acho que existem muitos blogs que não seguem esse esteriotipo que ela fez. Ela que tem que procurar melhor ;)!

    http://www.anagervazoni.blogspot.com

  41. 05/24/2010 1:05

    Nossa!!!
    Tô conhecendo o teu blog agora e já vou me tornar seguidora dele kkk
    Adorei cada palavra do que está escrito nesse post.
    Tenho um blog também e sempre que vou falar de alguma “frescurinha” (produtos de beleza, compras, roupas, enfim…) digo que vou falar de futilidades gostosas, que nós amamos e não podemos viver sem… Mas depois do que eu lí e concordei, não chamo mais de futilidades rsrsrs.
    Goste!!! Parabéns pela manifestação! Parabéns pelo blog!
    Se quiser conhecer o meu, passa lá: cadelvaux.blogspot.com , será um prazer.
    Bjkas com carinho,
    Caroline Delvaux

  42. 05/24/2010 3:00

    ADOREI!
    Falou tudo e mais um pouco!
    Já fui taxada várias vezes de fútil, mas não pelo blog (até pq ele é um baby ainda), mas por ter feito faculdade de Moda. Sem comentários para isso né?! Lamento mto por essas pessoas que de certa forma, querem nos atingir. (mas não sabem fazer melhor!)

  43. JellyBen permalink
    05/29/2010 13:08

    Bom eu ja fui vitima de bullyng descaradamente de ver a pessoa fazer post citando meu nome…
    Sabe Thiara, o meu blog e um local que eu dou varias indiretas p o meu marido kkkk.
    Ele entra e ve minhas wishlist e depois me presenteia, ele pede q eu poste o que estou usando p ele ver .
    No resto como vc disse:
    “E para finalizar, um resumo de tudo isso: um blog é um local onde o autor escreve as coisas que gosta, do seu jeito, com liberdade de expressão. Um lugar sem pretenções, sem obrigações e SEM REGRAS! Se fosse pra existirem regras ao blogar, porque alguém iria querer? Ficaria uniforme, igual e sem personalidade.
    Não gostou? Não acesse, tem milhares de outros na internet.
    E pare de analisar e levar as coisas tão à sério, né?”

    Ah!!! Meu portugues e pessimo. Imagina vc viver em um pais onde so se fala japones,ser casada com alguem que so fala ingles e so falar portugues via net? Dificil falar um bom portugues ne?
    Eu falo portinglenes hehehe

    Bjs e bom findi!

Deixe um comentário

